top of page

FUMAÇA DA DISCÓRDIA - SÍNDICOS DÃO DICAS SOBRE COMO CONVIVER EM PAZ COM VIZINHO FUMANTE

Quem vive em condomínio sabe que vizinho é como família, não se escolhe. Assim como os familiares, os vizinhos trazem hábitos que podem ser incômodos, e na convivência porta a porta um dos costumes mais inconvenientes é a prática de fumar. Além das reclamações provocadas pela fumaça, o descarte das ‘bitucas’ podem até gerar prejuízos para a administração e o trato na solução do problema exige muito jogo de cintura e, na maior parte das vezes, doses extras de paciência.

Ser paciente é uma prática que deve ser cultivada. Depois de promover uma extensa campanha educativa para conscientizar os fumantes em relação à proibição prevista na convenção de cigarro em áreas comuns, é preciso aplicar penas em casos de descarte indevido das ‘bitucas’.

Infelizmente é hábito de alguns moradores terminar o cigarro e jogar a bituca pela janela. Os mesmos não tem consciência que há risco de ao lançar a bituca atingir uma pessoa que esteja transitando no solo ou de causar um incêndio.

Há também o desconforto entre os vizinhos, principalmente, no que diz respeito à saúde. Neste aspecto, o síndico fica de mãos atadas, pois o direito de propriedade não permite que a administração regule o que o condômino faz ou deixa de fazer dentro do apartamento dele. Somente restando ao síndico pedir bom senso.

É proibido fumar? Veja dicas para encarar situação com tranquilidade.

Direitos e Deveres A lei é clara, o morador tem o direito de fumar dentro do apartamento desde que isso não atrapalhe os vizinhos. Com a proximidade das unidades em condomínio é difícil evitar eventuais desconfortos, por isso a melhor alternativa é o diálogo. Apesar de não ter amparo jurídico para deliberar sobre o problema, o condomínio pode atuar como agente mediador do conflito.

Campanha Antes de aplicar sanções ou multas, é importante que o condomínio realize campanhas que conscientizem os moradores quanto às regras sobre o tabagismo no condomínio. Cartazes e comunicados são boas formas de começar.

Bitucas Quando arremessada pela janela, a bituca acesa é um risco para a segurança do condomínio, podendo entrar em uma outra unidade e provocar incêndios ou atingir um transeunte. Apagada, é equivalente a descarte de lixo. A falta deve ser punida com multa conforme previsto na convenção.

bottom of page