Economia Verde – Economia que visa reduzir riscos ambientais

13/08/2019

 

Há tempos a sustentabilidade deixou de ser uma moda passageira para ser uma atitude cada vez mais presente em nossa sociedade. Com ela, não é apenas a natureza quem ganha. Utilizar com inteligência os recursos geralmente tem como resultado um impacto positivo nas finanças.

E como em condomínios economizar com inteligência é uma das poucas unanimidades, com cinco medidas possíveis de serem implantadas sem grandes esforços – no máximo, a necessidade de aprovação em assembleia – que geram ganho ambiental e economia, mesmo que em longo prazo.

 

 Veja:

 

1- Acompanhar o consumo diário de água diariamente

A inspeção predial é uma das chaves para manter a conta de água do condomínio sob controle – e ao mesmo tempo, evitar o desperdício do insumo. Por isso, é de suma importância estar a par do consumo médio diário do condomínio. Para isso, o zelador deve controlar o relógio de água diariamente.

2- Instalar arejadores nas torneiras e descarga de duas fases

Uma pequena peça que acoplada às torneiras e mangueiras pode economizar até 50% de água. Os arejadores não são caros e o retorno que proporcionam ao condomínio é imediato. Dessa forma, a água é usada com cuidado, gastando menos e sem comprometer o cuidado com as áreas comuns.

Também ajuda a economizar água válvulas de duas fases para descarga de sanitários. Se utilizada corretamente, o item pode alcançar economia de 50% da água nas descargas.

3- Apostar em lâmpadas de LED nos elevadores e áreas comuns

As lâmpadas do tipo LED podem representar uma enorme economia de até 60% para o condomínio. Mas apresentam um problema logo de entrada: sua aquisição. 

Então, trocar todas as lâmpadas do condomínio, de uma vez, por outras quatro vezes mais caras é uma ação quase proibitiva para a maioria dos residenciais. Sendo assim outra opção é buscar um financiamento para a aquisição do equipamento. Dependendo do tamanho do condomínio, o investimento pode se pagar em apenas um ano.

4- Detecção de vazamentos em unidades

 

 

Uma ou duas vezes por ano, o condomínio pode contratar uma empresa para visitar as unidades e detectar possíveis vazamentos, ou instruir o zelador a procurar por esses focos de desperdício. Após as inspeções, a conta de água das unidades pode chegar a diminuir até 30% – uma economia bastante significativa.

Reuso de água da chuva em condomínios

Outra mais medida viável e mais acessível do que se imagina é aproveitar a água da chuva, já que a maioria das edificações conta com reservatórios de escoamento para águas pluviais. Apesar disso, boa parte dos síndicos desconhece a existência desse reservatório ou não pensou nessa possibilidade. 

“Muitos empreendimentos já contam com um reservatório para a água da chuva”. O que acontece é que, atualmente, essa água é bombeada para fora do condomínio, para a rua.

 

Vale lembrar que, para fins de votação, essa obra pode ser considerada necessária uma vez que o quadro atual de falta de água pede cuidados que não podem ser adiados. 

Please reload

Contato

Rua Doutor Mario Rego dos Santos - nº 36

Vila Laura

Cep: 40270-200

 

Tel: (71) 3234-9150

email: comercial@raneadm.com.br

Condomínio Online
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2015 Todos os direitos reservados.