top of page

Do litoral ao Centro Histórico, festeje o Carnaval com segurança

Você é daqueles que espera o ano inteiro pelo Carnaval? A gente te entende, o carnaval de Salvador é um dos mais tradicionais e animados do país. Na Bahia, as fantasias, os blocos de rua e a música se aliam a alegria natural da capital e das cidades vizinhas. Por aqui tem festa no litoral de norte ao sul, de Porto Seguro a Sauípe. Para que seus dias de folia sejam vividos da melhor forma possível e com muito axé, preparamos dicas de saúde e segurança para você e para toda família. Não esqueça, o que acaba na quarta-feira de cinzas é o carnaval, não o mundo.

Água e protetor Tanto faz se sua festa é na praia, no Circuito Dodô e Osmar ou no Centro Histórico, proteja a sua pele com protetor solar. Não esqueça de aplicar também nas orelhas, no rosto e nas mãos. Inclua sempre chapéus, bonés, viseiras ou sombrinhas no kit fantasia, eles vão ajudar a manter a saúde da sua pele. Vai desfilar de fantasia nas fanfarras, ou nas ruas do Pelourinho? Procure tecidos leves e confortáveis e não esqueça de beber muita água. Os casos de desidratação são muito comuns nesse período, principalmente por conta das altas temperaturas. Fique atento, os sintomas da desidratação vão da fraqueza, dor de cabeça, sonolência, secura nas mucosas, boca e olhos, podendo até chegar até a desmaios. Alimentos de risco Prefira alimentos leves e menos processados; frutas da estação vão te ajudar a manter o corpo nutrido e hidratado. Sinal de alerta sempre aceso na hora de consumir frutos do mar, os crustáceos, principalmente os consumidos crus, como as ostras, se armazenados de forma incorreta podem ser condutores de bactérias causadoras de intoxicações e infecções intestinais graves. Cuidado com as crianças Vai levar a criançada para folia? Não esqueça de colocar um cartãozinho de identificação com nome e o contato do responsável. A ideia pode ser adotada pela família toda; cartões personalizados podem ser divertidos de fazer e muito úteis na multidão. Cuide bem dos seus documentos. Não precisa levar a carteira inteira para festa né?!? Não esqueça o documento de identificação e se for imprescindível, escolha apenas um cartão de crédito; mantenha tudo bem próximo ao corpo. Se beber, não dirija Dê folga ao seu carro. Sítios festivos sempre provocam alterações no trânsito em seu entorno; é muita gente indo e vindo. Se possível, use transporte coletivo, táxi ou motoristas de aplicativo. Se for inevitável usar o seu carro, paciência e gentileza na rua devem imperar, e a regra de ouro, claro, motorista não toma bebida alcoólica. Sexo só com camisinha Está solteira (o) e disposta (o) a curtir uma paixão de carnaval? Não esqueça a camisinha; ela ainda é a única forma de proteção contra as muitas Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, inclusive os vírus do HPV e HIV. A Secretaria Estadual de Saúde vai distribuir duas milhões de unidades de camisinhas masculinas e femininas só nesse período. Então, segue valendo a máxima: sexo seguro, só de camisinha. Se cuide O carnaval é momento onde pessoas de todos os lugares do mundo vem para conhecer a nossa festa! Para se proteger e evitar os surtos de infecções respiratórias, como o

Coronavírus, evite contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de resfriados, tais como tosse, espirro e secreção nasal. Mantenha uma boa higiene, lavando as mãos constantemente e evitando compartilhar alimentos e bebidas. Se durante ou após o carnaval você apresentar, tosse, febre, falta de ar, vômito e diarreia, procure um médico. Bom Carnaval!

bottom of page